Geografia e Clima

São Tomé e Príncipe

As ilhas de São Tomé e Príncipe ficam situadas junto à linha do Equador (atravessa o Ilhéu das Rolas) e a cerca de 300 km da costa Ocidental de África. Todo o arquipélago está inserido na depressão tectónica da linha vulcânica dos Camarões.

A República Democrática de São Tomé e Príncipe é constituída pela Ilha de São Tomé, pela Ilha do Príncipe e por vários ilhéus adjacentes, entre os quais: Rolas, Cabras e Pedras Tinhosas.

São Tomé e Príncipe, de origem vulcânica, tem um clima do tipo equatorial, quente e húmido, com temperaturas médias anuais que variam entre os 22 °C e os 31 °C. É um país com uma multiplicidade de microclimas, definidos, principalmente, em função da pluviosidade, da temperatura e da localização. A temperatura varia em função da altitude e do relevo.

Existem duas estações do ano:

– Época das chuvas (Outubro a Maio), quando faz mais calor e chove mais. O mar chega a atingir temperaturas na ordem dos 28ºC.

– Época da gravana (Junho a Setembro), quando o tempo é mais seco, de menor pluviosidade, menos calor e humidade. A temperatura do mar desce um pouco, mas mantém-se na ordem dos agradáveis 24ºC.